• Juliana Starosky

7 etapas que o RH deve considerar para ter um recrutamento e seleção eficaz

Por Juliana Starosky

Sócia Fundadora na Starosky Consultoria de RH

Especialistas em Hunting de Talentos no Brasil


Empresas que investem em contratação de talentos, estão sendo mais estratégicas do que verdadeiramente tem consciência disso. Perante esse dado, o processo de recrutamento e seleção quando é eficaz irá ajudar a liderança na contratação de profissionais mais alinhados ao momento do negócio, valores e competências para a vaga.


É fatal, o prejuízo para uma empresa quando ela não investe tempo para profissionalizar e estruturar o processo de contratação, que podem ser inúmeros, como:

  • Horas perdidas do profissional de recrutamento

  • Horas perdidas do profissional de seleção

  • Horas perdidas dos líderes em entrevistar profissionais que não atendem ao perfil

  • Contratação errada e equivocada

  • Treinamento e engajamento do novo funcionário

  • Desmotivação do funcionário

  • Demissão do funcionário

  • Contratação de um novo funcionário

  • Novas horas perdidas do profissional de recrutamento e seleção

Para ajudar sua empresa, sugerimos 7 etapas eficazes em recrutamento e seleção.

1. Entenda na essência o que o líder (dono da vaga) quer:

Agende um horário para conversar com o gestor para construir o job description da vaga.

Procure saber na essência quais competências técnicas e comportamentais são necessárias para o candidato atuar para o gestor a quem esta atendendo. Jamais, coloque todos os líderes "no mesmo balaio", afinal existe uma empresa, mas muitas formas de pensar e ver o mundo de forma diferente.


Então, saiba qual é o CHAVE para a sua vaga: conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, emoção (IE).


Seu papel é consultivo, você esta nessa função para ajudar o gestor a entender o comportamento humano e ter consciência de como se encontra o mercado de trabalho.


Então, se ele lhe pedir um perfil assim:

"Paula ou Pedro, quero um Gerente Financeiro com 35 anos de idade e 40 anos de experiência. Que tenha formação em Harvard, fale inglês, francês, mandarim fluente. Que tenha atuado no segmento da Indústria de Bens de Consumo, com habilidade na liderança de 5 mil pessoas multiculturais. Que não seja casado, porque ele irá dormir na empresa. Ah, o salário será de R$ 10.000,00 CLT"


O que você irá fazer?

  • Opção A: Irá perder tempo buscando o Super Man, sem mensurar o mercado?

  • Opção B: Irá dizer: Não existe esse profissional! Ixi, tome cuidado, levante seu laptop ou caderno para não receber o arremesso de um grampeador em sua cabeça (brincadeira) ... É que gestores não entendem o "não tem" eles não sabem todo trabalho que você fez, então mensure

  • Opção C: Demite o gestor

Alinhada as verdadeiras e reais necessidades, vá para ação.


2. Construa uma excelente e perfeita descrição de vaga para publicar no mercado:


Seu tempo, tem valor? Que ótimo!

Então, só para lhe explicar: dos profissionais que você esta abordando também, ainda mais quando você o chama para uma vaga que você nem sequer deu o trabalho de ler o Currículo.


Seja EFICAZ no recrutamento que sua seleção será mais focada, então procure colocar os pré-requisitos para a vaga e seja uma águia.


O que colocar na descrição do perfil:


  1. Segmento da empresa contratante ou Nome de sua empresa

  2. Local de atuação (bairro, cidade, estado)

  3. Nome do cargo

  4. A quem irá se reportar (cargo)

  5. Se terá liderança de pessoas (número)

  6. Competências técnicas necessárias

  7. Competências comportamentais necessárias

  8. Valores necessários

  9. Informar: "apenas profissionais alinhados aos pré-requisitos serão contatados por e-mail ou telefone inicialmente para os próximos passos do processo"

  10. E-mail ou link para que ele envie o CV ou se cadastre (agora, gente: Executivos detestam sites onde precisem preencher milhares de informações sobre sua experiência de carreira, então talvez você venha a perder um candidato perfeito, por isso. Eles gostam de anexar o CV e o trabalho é seu de analisar)

3. Entre em contato com candidatos que verdadeiramente você tenha lido o Currículo e tenha 90% de certeza de que ele tenha o perfil para a vaga:


O grande erro é a falta de experiência em conhecer sua própria empresa, seu cliente interno (o gestor da vaga) e estar sobrecarregado de projetos, então sai "matando cachorro a grito".


Calma, isso não é ser eficaz e muito mesmo estratégico ou rápido. Isso é falta de profissionalismo no seu processo.


Uma vez ouvi de uma pessoa que talvez ela lendo isso, se lembre: "Juliana, só me traga para entrevistas quem verdadeiramente eu queira encaminhar para o cliente". Cara, era de gelar a espinha! Mas, aprendi com ela a ter foco e ser mais assertiva no recrutamento.


Então, só agende entrevista com quem você só deseja avaliar as competências comportamentais e valores, porque as técnicas estão no Currículo (pelo menos deveriam estar).


4. Faça networking com o mercado


Procure pedir indicações para quem você tem relacionamento dentro do mercado que esteja abordando. Tenha educação, humildade e confidencialidade nesse processo. Você irá se surpreender com o resultado.


5. Agende as entrevistas com pausas e esteja presente


Você não é uma máquina, e eu sei que existem candidatos que tem energia que acabam sugando a sua própria energia. Então, se permita ser um "ser humano" e dê umas pausas nos agendamentos das entrevistas para que você possa sair da sala, andar um pouco, tomar um café e depois retornar.


Tenha certeza de que sua mente mais focada e livre irá ajudá-lo a fazer as perguntas adequadas aos candidatos e avaliá-lo na sua essência.


Caso, você no momento da entrevista presencial entenda de que o candidato não possui os valores da empresa ou está distante do momento do negócio. Seja verdadeiro e procure dar o feedback no mesmo momento, tempo é dinheiro e pessoas são preciosas. Nesse momento, o candidato não pode ser considerado para a vaga, mas quem sabe no futuro? Construa um bom relacionamento com o mercado de trabalho.


6. Apresente de 3 a 6 candidatos potenciais ao líder


Procure apresentar um mapeamento de mercado para o líder ou gestor da vaga. Explique resumidamente e construtivamente todo processo que fez e como chegou no resultado de 3 a 6 talentos e como esses talentos podem somar para a área e crescimento da empresa.


Aprenda a ouvir, talvez surja uma nova informação que o gestor não tenha falado anteriormente e que dessa vez ela apareça. Então, procure deixar claro que terá que iniciar uma nova busca e que o relógio irá contatar novamente.


Procure desempenhar um papel 100% consultivo em todo processo, ok?


7. Dê feedback aos candidatos


Procure customizar cartas de comunicação para enviar aos candidatos, isso irá automatizar o processo, sem perder o lado humano. Salve esses modelos em uma pasta que seja sua, caso a empresa não tenha algo único.


Empresas inteligentes, investem em no processo de recrutamento para que tenham profissionais qualificados que façam seu negócio crescer.


E você, gostou das nossas dicas? Então, acompanhe nosso blog ou saiba mais em nosso site.

-------

Sobre a autora: Com experiência de 14 anos de experiência em Executive Search no Brasil e uma das maiores requisitadas no assunto carreira através do LinkedIn. Conheça um pouco mais sobre a minha trajetória, formação e atuação como profissional diferenciada. https://www.staroskyconsultoria.com.br/sobrenos


Quer saber mais como podemos ajudar sua empresa a contratar excelentes profissionais na área Comercial? Nos envie uma mensagem, juntos iremos mapear o mercado, prepare-se para um mundo de possibilidades que iremos construir juntos. Acessem alguns dos depoimentos de empresas que ajudamos na busca de talentos e porque sua empresa deve nos escolher como parceiros. Nunca esqueça, Recrutamento & Seleção é coisa séria, pois reflete a imagem de sua empresa, pode gerar custo desnecessário contratando o profissional errado e pode interferir em prejuízo no crescimento dos negócios por não ter contratado quem verdadeiramente possui seus valores : https://www.staroskyconsultoria.com.br/depoimentos

https://www.staroskyconsultoria.com.br/porque-nos-escolher


#headhuntercomercial #executivesearchvendas #recrutamentoeselecaocomercial #selecaovendas #huntingcomercial #huntingvendas #staroskyconsultoriaderh #staroskyconsultoria #staroskyrh #julianastarosky

0 visualização

Starosky Consultoria

São Paulo - SP
Coworking
av. Agami, 40 - Moema
São Paulo, SP | Brasil
CEP - 004522-000
+ 55 (11) 97319-9230

Assine nossa Newsletters e  fique informado sobre as últimas tendências
sobre assuntos em carreira e gestão de pessoas 

Redes Sociais
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Instagram

©2019 by Starosky Consultoria de RH Ltda - todos direitos reservados